8 de ago. de 2011

Será arte?





Uma parte de mim
é só vertigem:outra parte,
linguagem.

Traduzir-se uma parte
na outra parte - que é uma questão
de vida ou morte -será arte?

( Traduzir-se - Ferreira Gullar)


Certa vez ouvi que Ney Matogrosso não se refere a si mesmo como cantor e sim como artista. E eu fiquei encasquetada com aquilo. Eu ainda iniciava minha carreira e queria ser "cantora". Só o tempo me mostrou essa linha divisória. Um artista pode usar várias formas para manifestar sua arte. Um cantor, é apenas alguém que canta. Isso quase todo mundo pode fazer. Cada dia que passa encontramos muito mais cantores do que artistas que manifestam sua arte através do canto. E é assim também para estilistas, desenhistas, pintores, escultores.
 Pra ser artista temos que ir buscar fundo, retirar as algemas que nos separam das nossas verdades internas por medo de sofrer ao encontrá-las. Penso que seja também por isso  que artistas como Maria Bethânia e Ney Matogrosso atravessam gerações.
E foi ali, nas roupas de Fernanda Yamamoto que  também encontrei uma artista. Ela transmite leveza, esperança, arrojo, alegria nas suas criações. E só uma artista nos faz "sentir" algo que não se explica em palavras. Muito bom conhecer Fernanda e me emocionar com sua arte!


Glaucia Nahsser é uma artista patrocinada pela Syngenta


Vida de Artista - Gal Costa (Sueli Costa e Abel Silva)


2 comentários:

Sônia Anja disse...

É pura arte. Artistas sim.
Glaucia andei viajando no teu blog e gostei muito. Bom te conhecer.
Continue sempre assim.
bjos
:)

Rodrigo disse...

Acho que no caso de Ney, a preferência pela expressão "artista", surge do fato de sua arte ir muito mais além do canto. Nem precisaria (rrsss), excelente cantor que ele é. Mas Ney tbem é figurinista, aderecista, diretor de shows e teatro, roteiriza e dirige seus próprios espetáculos, e, além de tudo, é um excelente e premiado iluminador. Enfim, um multifacetado e completo artista. Parabéns pelo blog, Glaucia!